quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Momentos assim...

Ultimamente, a Francisca tem sido a minha grande companhia. O pai tem chegado tarde do trabalho e, depois do jantar, volta para o computador para continuar a trabalhar madrugada fora. Por isso, nós, as meninas da casa, estamos mais companheiras e cúmplices do que nunca. 
Sempre sonhei ter uma menina, identificava-me com aquele universo cor de rosa, e tudo o que ele representava, mas não sabia que ia ser tão delicioso! E ela é tão coquete! Adora cantar e dançar, o mundo das princesas e das fadas, os vestidos, as golas e os folhos, os sapatos e os laços, o universo do "faz de conta", em que limpa, cozinha e cuida do seu bebé. Enfim, identifica-se com tudo aquilo que, tipicamente, atribuímos ao universo feminino. Dou por mim a olhar para ela, para os seus olhos grandes e pestanudos, as suas bochechas redondas e rosadas, a sua boca grossa e desenhada, e os seus cabelos claros e ondulados e penso: "Mas, como é que eu tive tanta sorte?". Ela é tão mimosa, melosa e doce! Sempre me disseram que as filhas são mais dos pais do que das mães, mas ela continua a ser mais minha do que do pai. Embora a relação entre os dois seja deliciosa, é o meu colo que quer quando está doente ou magoada, é nele que quer adormecer, e é o meu mimo que procura quando dele precisa. Temos momentos de ternura deliciosos: quando ela chega da escola e declara que teve saudades minhas; quando professa o seu amor; quando segura o meu rosto nas suas mãos, delicadas e rechonchudas, contemplando-o e beijando-o; quando encosta o seu ouvido ao meu peito para ouvir o batimento cardíaco, que já conhece tão bem; quando, aninhada no meu regaço, vemos, cúmplices e sonhadoras, as histórias da Maria e do Miguel, ou outras que conhecemos da nossa infância comum, enquanto ela refila com as bruxas e madrastas, que classifica como "feias e más"; quando faz "festinhas" no meu cabelo, naqueles movimentos delicados que decorou dos meus gestos; quando, a meio do banho, pede um abraço, numa urgência que só ela conhece; quando, ao cantar e dançar, pede companhia e aplauso; quando, entusiasmada com as suas conquistas, pede elogios e reconhecimento; entre tantos outros... São momentos assim que dão colorido à nossa vida e reforçam a minha certeza: ser mãe é a melhor coisa do mundo e eu sou uma privilegiada!!!
Estes são momentos Limetree, momentos para mais tarde recordar...

Para acompanhar o The Bubble no Facebook é aqui.

sábado, 27 de outubro de 2012

Sugestão de Programa para o Fim-de-Semana...

Esta semana, a Francisca foi ver o Peter Pan, no teatro Politeama, um grande espectáculo para toda a família. A partir do conto de James Matthew Barrie, Filipe La Féria construiu uma versão musical sobre o pequeno rapaz que se recusa a crescer. A minha princesa foi pela escola, e veio para casa a falar no Peter Pan e no Capitão Gancho, encantada com um espectáculo que deve ter, como este senhor já nos habituou, muito de mágico.
Está disponível para o público domingo às 15h Sábados e Domingos. Que tal levá-los a conhecer este clássico da literatura infantil?...
Reservas: 213 405 720/ o.teatroinfantil@gmail.com/ www.teatro-politeama.com

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Poder da Comunicação

A minha filha já conhece, e acredita, no poder da comunicação, por isso, durante o banho, coloca as princesas em animada conversação, que começa sempre com a seguinte frase: 
- "Olá, estás boa?"...


domingo, 21 de outubro de 2012

Autonomia vs. Dependência

Ontem fomos a casa da avó H. e do avó A., onde também estavam a tia S. e o tio P., e os primos. Quando chegou a hora de deitar, a F. e a M. quiseram ficar com a avó, fazer mais uma festa de pijama (a primeira foi relatada aqui). Mas, desta vez, a saudade deu ares de sua graça e a F. começou a pedir pela "mamã", pelo que, perto das onze, recebi um telefonema da avó H. a pedir para ir buscar a princesa, que não parava de pedir pela mãe. O pai foi buscá-la e eu fiquei a aquecer a cama, pronta para acolhê-la no "miminho" que ela tanto pedia. Quando me viu, o rosto dela iluminou-se, aninhou o corpo dela ao meu e preparou-se para receber o sono. Afinal, está a crescer, mas ainda há alturas em que só o "miminho da mamã" serve e consola. 
Estes movimentos de autonomia vs. dependência fazem parte da idade. Esta idade apresenta muitos desafios, assim como novos medos e emoções. Afinal, passar de bebé para criança não é fácil, mas é para isso que cá estamos, para ajudá-la a navegar mais esta fase, e, quando for preciso, dar-lhe muito mimo...

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Temos fadista!!!

A minha princesa, com apenas dois anos e seis meses, já canta fado! Mais concretamente, "Uma Casa Portuguesa" e a "Menina das Tranças Pretas". Para os incrédulos, vou fazer uma gravação e colocar por aqui e, no fim, ainda diz: "Olé!", seguido de "Ah! Fadista!"
Isto porque o pai quis ver como é que ela reagia ao ouvir o fado e ela vibrou! Agora, pede sempre para ouvir quando está no banho e, depois, é ouvi-los a cantar o fado durante a hora do banho.  
Quando ela canta "Uma Casa Portuguesa", e canta a música praticamente toda, as pessoas derretem-se, algumas até se comovem, o que prova que não há nada mais português, ou fofo, do que uma criança a cantar o fado. 
Quem é que quer ouvir?...


Para acompanhar o The Bubble no Facebook é aqui...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Trabalho de casa

Hoje, a escola da Francisca pediu-me para fazer um trabalho de casa que, basicamente, consistia em escrever os seus agrados e desagrados.

Eis o que saiu da caneta (com imensa facilidade e ainda havia muito para escrever - há alguém que os conheça melhor do que nós?):

Gosto: Espelhos!, ventoinhas, música (cantar, dançar e tocar instrumentos), jogos de "faz-de-conta", histórias de princesas, passear, nadar, puzzles, comer (especialmente, se for pizza, ovos com salsichas e massa, e bolo de chocolate), mimos, colinho, vestir-me de princesa, ver televisão.

Não gosto: Da hora de deitar; que me tirem o que considero ser meu, isto é, qualquer objecto; alimentos com "texturas" que me sejam desconhecidas ou frios (tirando o iogurte); ser repreendida.

Apercebi-me que são bem mais as coisas que ela gosta do que aquelas que não gosta, e dei por mim a relembrar-me como somos sortudos! 


Este foi um momento Limetree, um momento para mais tarde recordar...

Pode acompanhar o The Bubble no Facebook - aqui!

sábado, 6 de outubro de 2012

Sugestão de programa para o fim-de-semana...

Agora, que as férias acabaram definitivamente parece-me uma boa altura para regressarem as sugestões de programa para o fim-de-semana. Já existem muitas, por aqui, mas é sempre bom regressar com mais propostas e trocar ideias com vocês. Para este fim-de-semana proponho uma visita à Quinta da Regaleira, muito perto do centro da vila de Sintra. Domingo o calor vai apertar, por isso, este palácio e os seus jardins oferecem uma óptima alternativa às praias e piscinas. Os miúdos vão adorar! Existem jardins, lagos, fontes, torres, terraços, grutas e até um poço iniciático, uma galeria subterrânea em espiral. O passeio pode tornar-se cansativo para quem tem crianças pequenas, mas pode optar por ficar a conhecer apenas uma parte da quinta, deixando a visita completa, que demora cerca de duas horas, para mais tarde. Para o lanche, e não podia ser de outra forma, aconselho uma visita à Piriquita, para comer os seus famosos travesseiros, ou as suas tradicionais queijadas. 
Bons passeios e bom-apetite!!!


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quarto partilhado

Cada vez mais, os pais precisam encontrar soluções criativas para poupar dinheiro. Muitas vezes, perante a impossibilidade de mudar de casa, é necessário que rapazes e raparigas partilhem um quarto e existem soluções muito engraçadas. Se estiverem à procura de inspiração, aqui ficam algumas sugestões:



terça-feira, 2 de outubro de 2012

Croché

As peças em croché podem ter contornos deliciosos! Querem ver?...

Este projecto é da Ana, que criou a marca Bebé Fi, dedicada a criar peças em croché para bebés. Haja imaginação, criatividade e vontade de criar!...




Podem fazer as vossas encomendas para o e-mail: anapires24@gmail.com

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Encomenda muito especial #3

Eu disse que tinha voltado a receber uma encomenda muito especial... 
Ora, cá está ela!
Este quadro personalizado é da Papel ao Quadrado. Quanto à escolha de um objecto que a F. adorasse, não houve muitas dúvidas: tinha de ser o espelho! Em relação à boneca, pedi totós e ficou a cara dela! Gostaram tanto como eu?...