quarta-feira, 17 de abril de 2013

Projectos, Expectativas e Perguntas

Tenho andado um pouco desaparecida desde o aniversário da Francisca, mas tem sido por uma boa causa - consultem estes dois álbuns que criei no Facebook: Mães Talentosas e Mães Empreendedoras. Perante um sonho, mesmo em épocas difíceis, há quem tenha coragem de inovar e arriscar e, para mim, isso é algo que deve ser reconhecido e divulgado. 

Para além de andar a espreitar estes projectos, para depois "publicitar", também ando ocupada, finalmente, a preparar as coisas para a chegada dos gémeos. Já só faltam duas semanas! Confesso que estou desejosa. Entrei na parte verdadeiramente desconfortável da gravidez e com cerca de cinco quilos apenas de bebés não é de estranhar. Já não penso tanto no parto e no que pode correr mal, mas sim neles, nas suas feições, em agarrar aquelas mãos pequenas e delicadas, na pele enrugada e rosada, no cheiro de recém-nascido, e nos vários aspectos práticos: vesti-los, mudar-lhes as fraldas, se vão comer com facilidade ou recusar o peito, como a primogénita (na primeira volta, tive um mês e meio a tirar todas as refeições da F. com a bomba, o que, com gémeos, torna-se impraticável - mesmo que existisse essa possibilidade, não voltaria a sujeitar-me a semelhante tortura/loucura). Na primeira volta, somos mais inflexíveis, mais susceptíveis às pressões externas... queremos ser perfeitas, corresponder na íntegra à imagem que fomos construindo. Na segunda volta, somos mais realistas, sabemos que não vamos ser perfeitas, vamos dar o nosso melhor, e que o mais importante é estarmos disponíveis, fisicamente e emocionalmente. Acima de tudo, sabemos que há improváveis e que os primeiros tempos serão duros. Com gémeos, isto será, provavelmente, ainda mais verdadeiro. 



Há perguntas que ouvi repetidamente ao longo desta gravidez...

Pergunta 1: Há gémeos na família (outra maneira, mais discreta, de perguntar se a gravidez foi espontânea ou se houve algum tratamento de fertilidade envolvido)?
Resposta: Há história de gémeos na família do meu marido, mas, aparentemente, isso não tem qualquer importância porque é a mãe que determina se a gravidez é múltipla, ou não. Na minha família, pelo menos de que eu tenha conhecimento, não há gémeos, por isso, foi uma surpresa total (outra maneira, mais discreta, de responder que a gravidez gemelar foi espontânea). 

Pergunta #2: Tens noção daquilo em que te meteste?
Resposta: Alguma (afinal, já sou mãe). Mas, não foi uma escolha consciente, aconteceu.

Pergunta #3: E a Francisca?
Resposta: A Francisca está óptima. Teve, ao longo da gravidez, algumas regressões, que foram sendo ultrapassadas, com paciência e sem dramatizações. Provavelmente, depois dos irmãos nascerem, terá outras, ou voltarão as que já desapareceram. Também elas serão ultrapassadas. Os ciúmes são expectáveis, mas irei lidar com eles à medida que forem surgindo. Não posso prever quais serão as suas reais dificuldades, comportamentos, mas vamos estar atentos.

Pergunta #4: Estás preparada para não dormir, não comer, e não ter vida?
Resposta: Não. Era suposto estar? Ter o sono constantemente interrompido, pelo que me lembro, é a parte mais difícil de gerir e contornar, mas, se tudo correr bem, será uma fase passageira. Quanto à comida, terei de arranjar tempo para cozinhar e comer, até porque tenho uma filha pequena que não pode ficar por alimentar. Quanto ao não ter vida, para mim, a vida só enriquece com a maternidade, por isso... Há programas que ficarão, certamente, mais difíceis (especialmente, os programas a dois), mas, conforme eles vão crescendo, a sua autonomia também e, como tal, a necessidade da presença física constante dos pais também.

E, vocês, querem colocar-me alguma pergunta?
Aproveitem enquanto ainda tenho tempo para responder ;)




The Bubble no Facebook
(O resultado do passatempo The Bubble & ColorByMe encontra-se por lá)

4 comentários:

  1. Sem nenhuma pergunta. Apenas o desejo de que corra tudo muito bem. Beijinhos.
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras da Paula: desejo que tudo corra bem e que continues a dar noticias (quando possivel) pelo blog e pelo facebook. beijos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada a ambas. Vou, certamente, continuar a passar por aqui e pelo facebook (no início, talvez, com menos frequência, mas vou dando notícias).
    Beijos!

    ResponderEliminar
  4. A 1ª pergunta é "tiro e queda" e é repetida até à exaustão. Acho que é algo que é automático a quem recebe a notícia. É daquelas perguntas já programadas na cabeça da pessoa.

    ResponderEliminar