sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Grávida de gémeos

Em primeiro lugar, confesso que não estava à espera ficar grávida de gémeos, embora o Pedro tenha história de gémeos na família. Olhando para trás, houve alguns indícios. Os sintomas começaram muito mais cedo do que na gravidez da F.: enjoos (nesta gravidez, nocturnos e não matinais); cãibras na barriga (que nem sabia possíveis); barriga visível (da última vez, só tinha ganho forma aos cinco meses, mas, desta vez, com quatro meses, estou com a barriga que tinha aos seis meses de gravidez da F. - acho que vou ficar uma bola!). 
Descobri às seis semanas, na primeira ecografia e, perante o óbvio, fui a primeira a verbalizar:
- São dois, não são, Drª F.?
Resposta:
- Não posso acreditar! Não posso acreditar! São dois, são!
O Pedro e a médica ficaram imediatamente entusiasmados e comovidos. Eu fiquei em estado de choque, que só desapareceu passado dois dias. Lembro-me de estar na marquesa e só fazer perguntas como estas:
- Onde é que vamos pôr três crianças? (é preciso dizer que vivemos num T2)
- Será que cabem três crianças no carro que encomendámos?
- Como é que vou colocar três crianças no meu carro?
- Como é que vamos pagar três colégios?
Entretanto, algumas questões logísticas foram relativizadas, e outras resolvidas (vamos trocar de quarto com as crianças e fazer uma reforma nos dois quartos; o carro novo dá perfeitamente para as três crianças; quando for possível, trocaremos o meu carro).
A família ficou entre o entusiasmada e o chocada. De resto, essa é a reacção da maioria das pessoas. Aviso: se ficarem grávidas de gémeos contem com reacções muito positivas e entusiásticas, e reacções menos positivas e desanimadas. Nós, por exemplo, ouvimos algumas expressões como "Que horror!", "Socorro!", "Não dormi a noite toda a pensar em vocês" (quando as pessoas estão chocadas, por vezes, não medem as palavras, mas não eram mal intencionadas) e perguntas como "Estão contentes?". Sim, estamos muito contentes, mais do que isso, sentimo-nos abençoados! É verdade que, quando voltámos a tentar engravidar, não previmos que teríamos gémeos, mas ter filhos é uma alegria indescritível e eu sempre sonhei com uma família de cinco. 
Também nunca pensei que seria mãe de dois rapazes. Como já afirmei por aqui, sempre adorei o universo cor-de-rosa e pensei que, quando voltasse a ser mãe, provavelmente, seria doutra menina. Mas, ao contrário das estatísticas (a combinação mais improvável para gémeos são dois rapazes) e das previsões das restantes pessoas, fui afirmando que seriam dois rapazes (alguma coisa me dizia que era o que estava nas cartas) e, pelos relatos de outras mães de meninos, acho que vou apaixonar-me por este universo azul-bebé (neste momento, já estou completamente enamorada pela ideia). Prometo que vou partilhando as minhas descobertas e paixões por aqui ;).

Se houver por aí mães de gémeos, ou mães de famílias numerosas, com conselhos e dicas úteis agradeço!

Para acompanhar o The Bubble no Facebook, é aqui!

9 comentários:

  1. muitos parabéns! dois filhos são duas bençãos :)
    tenho dois filhos e espero para maio mais um bebé.
    sempre quisemos uma família grande, nunca pensamos é que teríamos coragem para cumprir o sonho. mas tivemos e tenho a certeza que seremos mais felizes do que nunca quando tivermos a pequenita nos braços. felicidades

    ResponderEliminar
  2. Fiquei muito emocionada com a imagem da ecografia... que tudo lhe corra pelo melhor Susana. Tente descansar ao máximo porque uma gravidez de gémeos é bem diferente das restantes. Sei bem o que estou a dizer porque também já estive grávida de gémeos mas acabei por ficar sem eles porque eram gémeos verdadeiros (dois meninos) e a placenta única foi fatal. Hoje felizmente tenho a minha Luzinha mas nunca mais os esquecerei. Que tudo lhe corra pelo melhor, do fundo do coração ♥

    ResponderEliminar
  3. Rosana, muito obrigada, felicidades e muitos parabéns para si também! Parece que vamos voltar a ser mães na mesma altura ;). Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Paula, já seguia o seu blog e o seu trabalho e quem ficou comovida com as suas palavras fui eu. Muito obrigada pelo cuidado e pelos votos, do fundo do coração. Um beijo enorme para si e a sua princesa, que é um amor e linda! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. *Parabéns Susana!!!
    Lembras-te de mim??? Também eu tenho gémeos, o Carlos e o Francisco, já com 17 anos....
    bj
    Rosário e Tó (e Beatriz, e Carlos e Francisco)

    ResponderEliminar
  6. Claro que me lembro! Lembro-me da família toda!!! 17 anos?! O tempo passa mesmo depressa.
    Um beijo enorme cheio de saudades de toda a família deste lado para toda a família desse...

    ResponderEliminar
  7. Olá Susana,
    Também eu estou grávida de gémeos e sentimos o mesmo.. o primeiro impacto, foi de choque..mas acima de tudo sentimo-nos abençoados!
    É uma gravidez tão diferente da primeira, desde os enjoos, o crescimento da barriga, a preocupação devido a tantos exames e acompanhamento..
    Também vivemos num T2 e estamos a tentar ajustar-nos perante esta realidade.
    Já temos um menino de 7 anos e em breve chegam mais 2 rapazes!

    ResponderEliminar
  8. Olá! Antes de mais, Muitos Parabéns!!! Três rapazes serão, certamente, uma animação. Depois, partilho as remodelações que vamos fazer cá em casa para acolher os dois piolhos (pode ser que consiga tirar algumas ideias;)). Muitas felicidades!

    ResponderEliminar