segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A escolha de uma nova escola

Já vos tinha contado por aqui que andava à procura de uma escola para a Francisca (a creche dela só vai até aos 3 anos). Esta questão andava a deixar-me algo ansiosa. As mudanças nunca são fáceis, especialmente quando estamos confortáveis na atual situação. Mas, são necessárias e, muitas vezes, incontornáveis.
Nesta questão, assim como nas restantes, acredito que as mães devem ouvir a sua intuição e, quando entrei na creche que a Francisca frequenta, tive um feeling que aquela seria a escolha certa. O mais importante, pelo menos para mim, não são as instalações, mas sim a forma como somos recebidos, a empatia que estabeleço, ou não, com as pessoas, até porque, no final das contas, são elas que vão lidar com os meus receios, dúvidas e ansiedades. É com elas que vou partilhar e comemorar as conquistas da Francisca. São elas que vão ajudar-me naquela que considero a tarefa mais importante dos pais: fazer os seus filhos felizes! Desta vez, não foi diferente. Chamem-lhe feeling, intuição, empatia..., mas a verdade é que saí de uma das escolas convencida que aquela seria a nossa opção. Mais uma vez, fui conquistada pela qualidade das relações e não pelas instalações. Ela também adorou e, como sempre, conquistou o coração de todos os presentes. Nisto, sai ao pai. Têm os dois uma aptidão social impressionante, adaptam-se com facilidade a qualquer ambiente, adoram ser o centro das atenções, e são muito simpáticos e comunicativos, pelo que conquistam as pessoas rapidamente.

Na entrevista foi-me pedido para descrever a minha filha e não foi tarefa fácil... Como é que se descreve o amor da nossa vida? Aquela criatura que, para nós, mesmo nas suas imperfeições, é perfeita? Esta foi a minha descrição, mas ficou tanto por dizer: 
"É muito sociável, simpática e meiga; inteligente, tem uma óptima memória; bem-disposta, é uma criança muito feliz; nas questões que as pessoas costumam considerar importantes, como a alimentação, o sono... é uma criança fácil, de fácil trato; é muito musical, adora cantar, dançar...; é muito menina, as brincadeiras favoritas dela desenrolam-se à volta daquilo que as pessoas identificam como feminino, como cozinhar, limpar, cuidar dos bebés dela, enfim, role-playing, como é próprio da idade."

Quando vou visitar alguma escola, existem algumas perguntas que faço sempre e que podem ser-vos útil na escolha da escola para os vossos filhos, aqui ficam elas:
- Qual é a rotina das crianças da idade dela, e como é ela se altera conforma a idade?
- O número de funcionários e crianças por sala é respeitado?
- Existe a preocupação de manter alguma estabilidade com o pessoal?
- Há uma enfermeira, ou alguém que saiba prestar primeiros socorros, caso seja necessário?
- Se existirem espaços ao ar livre: Quando é que a criança tem acesso a eles e com quem os partilha?
- Condições de pagamento e gastos adicionais, nomeadamente, mensalidade, prolongamento, alimentação, visitas escolares.
Observem também a higiene e iluminação do espaço, o ruído, a segurança, o estacionamento, e o projecto educativo. Acima de tudo, observem a reacção das pessoas a vocês (pais e criança), e as outras crianças presentes. 


Em Setembro começa uma nova aventura... desejem-nos boa sorte!!!

Este foi um momento Limetree, um momento para mais tarde recordar!

Para acompanhar o The Bubble no Facebook é aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário