Embora continue a defender a minha anterior posição, tenho de reconhecer que durante o episódio de bronquiolite deles foi um alívio saber que estava a passar-lhe algumas das minhas defesas. Fez-me sentir menos impotente (e esse sentimento está sempre presente quando vemos os nossos filhos doentes).
Para quem QUER amamentar, aqui ficam algumas dicas (atenção!: não sou nenhuma especialista, na verdade, até posso estar a dizer alguns disparates, mas, pela minha experiência pessoal, estas dicas são úteis para contornar alguns problemas e acalmar alguns receios):
- Não introduzir (se possível) o biberão ou a chucha durante os primeiros dias de vida do bebé.
- Beber muita água (cerca de 2L por dia).
- Se o leite começar a secar, a dica anterior ganha especial relevância, fazer uso do Promil (no meu caso, foi eficaz), e estimular a produção, colocando o bebé mais vezes ao peito ou fazendo uso da bomba.
- Se o leite produzido for insuficiente ou se o bebé não fizer a estimulação necessária, utilizar a bomba.
A que estou a utilizar agora é da Philips Avent. A anterior era da Medela e, sinceramente, entre ambas, prefiro esta - é mais delicada para os mamilos e gosto das funções que apresenta.
Nota: Algumas mães recentes de gémeos têm-me pedido conselhos sobre alguns aspectos práticos. Ainda ando a acertar agulhas, mas prometo voltar em breve com algumas dicas.
The Bubble no Facebook
|
Sem comentários:
Enviar um comentário