Esta semana fiquei a saber que a minha sobrinha precisava de óculos. O único sinal presente foi ver televisão de muito perto (algo que, a maioria das crianças, faz). Na verdade, a minha irmã tinha andado a adiar esta consulta, acreditando-a desnecessária, um sinal dos tempos modernos, já que, no nosso tempo, a não ser que existissem sinais de falta de visão, nós não íamos ao oftalmologista (sobre este tema, consultar este artigo). A confirmação de que, afinal, a consulta era necessária e que existia um problema, deixaram-na a sentir-se algo culpada. Mas, foi rapidamente tranquilizada, já que, nesta idade, eles não dão sinais de que algo se passa. Eu também ando a adiar a algum tempo a visita da Francisca ao oftalmologista, pelo que, quando veio o diagnóstico, tratei de meter as mãos à obra e marcar consulta ainda para esta semana. Até porque eu uso óculos (sou míope), o que aumenta, e muito, as probabilidades dela necessitar de óculos.
A minha irmã ficou algo perdida nesta questão e na forma correcta de "vender" esta nova realidade à filha, pelo que andámos a pensar nalgumas formas de tornar a necessidade de usar óculos em algo divertido e empolgante.
Aqui ficam alguns conselhos:
- Preparem a criança, antes da visita ao oftalmologista, para a necessidade desta consulta e a razão da mesma.
- Se os resultados indicarem que a criança precisa usar óculos, podem começar a abordar o assunto ainda na consulta, mas não os massacrem no próprio dia. Dêem-lhes tempo, e a vocês também ;), para assimilar a notícia.
- Tornem a ida à óptica um evento. Podem, por exemplo, levar um amigo, um irmão, ou um primo para ajudar na escolha dos óculos. Sigam a ida à óptica com um passeio ou uma ida ao cinema. Afinal, há um novo mundo para descobrir, com cores e formas mais nítidas.
- Deixem-nos escolher os óculos. Hoje, há todo um mundo de possibilidades. Cor-de-rosa, azul, verde, amarelo, vermelho, não interessa. O que interessa é que sejam ao gosto deles. Peçam a ajuda do técnico para perceber qual é a opção mais recomendada, de acordo com a idade e a situação clínica.
- Mostrem-lhes livros, desenhos animados, e fotografias de crianças com óculos. Para as meninas, há um exemplo na blogosfera de uma menina cheia de pinta, uma verdadeira top model, de óculos: a Nônô, filha da Olga, do blog O Rei Vai Nú, e que aparece, por exemplo, no catálogo da Knot.
- Façam uma produção fotográfica ou uma ilustração deles com a nova imagem. Vai ser um momento para recordar mais tarde, e eles vão adorar. Aqui, deixo a dica dos Lookalikes da Marta. A Maria ou o Gonçalo de óculos, na parede do quarto, pode ficar um máximo!
- Lembrem-se que a forma como viverem e interpretarem este momento vai determinar, e muito, a forma como eles próprios encaram a situação. Procurem ficar tranquilos e mantenham uma atitude positiva. A maioria das crianças que precisa de óculos não oferece grandes resistências ao uso dos mesmos, até porque passam a ver melhor. Mas, perguntem-lhes como se estão a sentir, dando-lhes tempo para responder. Se existirem algumas preocupações da parte deles, nomeadamente, serem gozados pelos colegas da escola, explorem essas preocupações com eles: "Existem outras crianças com óculos na escola?", "Elas são gozadas pelos colegas?", "Como é que elas lidam com essa situação?".
- Avisem a escola que a vossa criança vai precisar de óculos, eles poderão ser ajuda preciosa. Uma ideia: comemorar, na escola, o dia em que a criança aparece, pela primeira vez, com os óculos, fazendo uma pequena celebração.
Alguns Livros:
Algumas imagens de crianças cheias de estilo com óculos:
Eu e os meus óculos novos ;)
O The Bubble no Facebook
Adorei este post. Muito bem conseguido :) Tenho fortes probabilidades de os meus flhotes tb precisarem de usar óculos. Eu sou uma autêntica "cegueta" . Miopia e leve astigmatismo já cá cantam. Joana
ResponderEliminarwww.lovelab1.blogspot.com
Obrigada, Joana. Nós ontem confirmámos que a Francisca terá mesmo de usar óculos, mas, como já tinha feito o "trabalho de casa", o choque não foi tão grande. Senti-me mais preparada e menos ansiosa com o tema.
EliminarBeijinhos
Ainda bem que correu bem :)
Eliminar