segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Um dia na Vida de...

Além de blogger, sou leitora de blogs e, desde que fui mãe, passei a ser uma leitora mais assídua de mummy blogs, ou de blogs que retratem de alguma forma a vida familiar. Cria-se uma espécie de intimidade com estas escritoras e a sua família, mas confesso que, por vezes, sinto falta do aspecto mais corriqueiro da vida familiar, nomeadamente, nos seus contornos rotineiros e os desafios que estes oferecem. Como tal, resolvi criar uma nova rubrica no blog e convidar alguns dos blogs que costumo ler a participar. Acho que, no final, vamos perceber que temos muito mais em comum do que imaginam...

Começamos com a Marta, autora do Blog Café, Canela e Chocolate, obstetra e mãe da M., com 5 anos, e do P., com 1 ano de idade.



Acordar:

Na casa Café, Canela & Chocolate acorda-se cedo, seja sábado, domingo ou dia de semana. Os dois miúdos da casa (...) são madrugadores (ela ainda mais que ele). 

Por isso, numa segunda-feira de trabalho, nem sempre é preciso esperar que toque o despertador (que está marcado para uns minutos antes da 7:00), porque a princesa da casa nunca se atrasa. Rapidamente surge a habitual confusão matinal em casas com crianças, desde o vestir ao dar pequenos almoços ao preparar as mochilas e lanches para a escola. É quase matemático que em cima da hora de sair de casa o mais pequeno tem a fralda com cocó e é preciso voltar para trás para mudar, ou não sabe da chucha, ou a maior esqueceu-se do livro que queria levar nesse dia para a escola. 


Entrada na Escola/ Dia de Trabalho:

A maioria dos dias é a mãe a levá-los à escola - antes das 8:30 têm de estar os dois entregues nas escolinhas respectivas e a mãe de bata vestida e a postos para as consultas, bloco operatório ou urgências (e a beber o 2º café da manhã!).


Saída da Escola/ Rotinas de Final de Dia (Brincadeiras, Banho, Jantar & Deitar):

Também é a mãe que os vai buscar, prepara o jantar e lhes dá banho, que o pai chega a casa mais tarde, perto da hora de jantar. Enquanto se faz o jantar, ainda dá tempo para fazerem uns desenhos ou brincarem com os legos com a mãe, e a hora do banho é também de grande animação (e inundação!). Janta-se cedo, porque os mais pequenos são madrugadores, mas a partir das 20:30 começam a cair de sono. Por isso, por volta dessa hora estão os dois a dormir, depois de uma história.  


Depois das crianças estarem a dormir...

Depois de os mais pequenos dormirem é o momento zen dos pais - é a altura em que se consegue dar uma arrumadela à casa, pôr os trabalhos ou escrita em dia (que é como quem diz bloggar um bocado), ou apenas ficar no sofá a ver uma série. (confissão de mãe: às vezes esta mãe adormece a adormecer os miúdos, que o cansaço não perdoa!).


Desafios do Dia-a-Dia:

Depois há aqueles dias em que a mãe está 24 horas de urgência, e que é o pai que dá conta do recado diário, desde os ir buscar a dar banho e jantar, a levá-los à escola no dia seguinte (nestes dias acho sempre que eles cresceram, quando os vou buscar à escola!).

O nosso maior desafio diário é mesmo o resto da família estar longe ( sempre que possível, aos fins-de-semana vamos visitar os avós) e termos de dar sozinhos conta do recado - que com dois miúdos é trabalhoso e exigente, mas faz com que sejamos uma família muito unida. 
Em resumo, bebe-se muito café nesta casa e o chocolate é essencial para manter o ritmo, porque nem sempre é fácil dar conta de tudo. ( e vejo muito o Ruca com eles, porque a mãe do Ruca é de facto uma inspiração, em particular para aqueles dias difíceis, em que resolvem os dois fazer birra por qualquer coisa sem a mínima importância - respirar fundo e pensar em coisas boas).


Obrigada pela participação, Marta!! 


Adorei conhecer um pouco mais do dia-a-dia desta família!! E vocês? 

Para continuarem a acompanhar a família Café, Canela & Chocolate é aqui...

The Bubble no Facebook

7 comentários:

  1. É mesmo, sozinhos é tudo mais desafiante! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Não sigo o Café, Canela & Chocolate, mas gostei da partilha!

    ResponderEliminar
  3. Também gosto do cafe canela e chocolate e a autora do blogue é a Sofia Serrano. Ela não se chama Marta. Boa rubrica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Luna! Ainda bem que gostou. A autora chama-se Marta Sofia, mas também é Marta ;).

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Ah! Ops :). Então peço desculpa :)! De qualquer modo reforço a excelente ideia, a mim pelo menos ajuda-me a tirar ideias para melhorar o meu dia a dia e por outro lado faz-me sentir menos E.T. :). Obrigada

      Eliminar
    3. Não tem nada de pedir desculpa, podia perfeitamente ter-me enganado. E que bom que gostou da rubrica, Luna. Era mesmo esse o objectivo!

      Beijinhos

      Eliminar