sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Um Dia na Vida de... #6

Contactei a Sofia para participar nesta rubrica sem grandes expectativas. Sinceramente, não esperava uma resposta, muito menos tão pronta e simpática. A Sofia é tudo aquilo que transparece no seu blog que, para mim, é o mais bonito e inspirador da blogosfera portuguesa e eu não podia estar mais orgulhosa por recebê-la neste cantinho. 


Como é a hora de acordar na vossa casa?

O acordar em nossa casa não será muito diferente das outras.
Temos uma particularidade, gostamos de acordar com as janelas bem abertas e deixar que a luz do dia funcione como um despertador silencioso. O primeiro a acordar era invariavelmente o Martim, até ter chegado o Sal. Este novo elemento da família veio mudar as coisas e hoje, por exemplo, encostou-se à cama do Martim e chamou-o para irem brincar. Apesar de todos termos horários diferentes e flexíveis, gostamos de tomar o pequeno-almoço juntos, de pijama, numa mesa redonda que fica cuidadosamente pronta na noite anterior. Acertamos os horários e as agendas e aproveitamos para conversar sobre o que vai acontecer durante o dia, sobretudo com as crianças. É uma espécie de staff meeting que fazemos de manhã e ao final do dia. A partir deste momento, é cada um por si e começa o caos. Fazer camas e arrumar os quartos, todos a correr para tomar banho, lavar dentes, secar, pentear, vestir (há sempre alguém que não quer vestir alguma coisa) e o sal aos saltinhos a correr, a brincar com tudo e mais alguma coisa.
São 30 minutos até ao momento de sairmos, todos juntos, cada um para seu lado.


Como são as rotinas de final de dia? Quem faz o quê?

No final do dia, cada um faz a sua parte e todos fazem tudo. Depende. Se um faz o jantar o outro trata da roupa, se um dá banho ao Martim, o outro põe a mesa, se um vai ao super, o outro vai passear o Sal, se um ajuda alguém a fazer os trabalhos de casa, o outro brinca com o mais pequeno. Não temos nenhumas tarefas atribuídas, temos tarefas para realizar e procuramos sensibilizar os miúdos a partilhar e a contribuir. 

Complete a frase: Depois das crianças estarem a dormir...

No final da noite e as crianças na cama, eu e o Pedro aproveitamos o silêncio da casa para organizar os trabalhos do dia seguinte, até ao momento de nos sentarmos no sofá a ver um filme ou série. Naturalmente “alguém” adormece e é esse sinal que nos envia para a cama.

Existem excepções à rotina dos dias?

Há sempre excepções, porque os dias são todos diferentes. Nós temos uma forma de viver a vida pouco rígida. Sem horários fixos de jantar ou de almoçar, adaptando-nos à forma como decorrem os dias. E se convidarmos alguém para jantar connosco ou jantarmos em casa de alguém, já estamos a mudar as rotinas. Os fins de semana também são dias mais calmos, mais descontraídos, onde por norma, não usamos o relógio. Se vamos à praia (por vezes fazemos 300km para ir àquela praia que gostamos) muda tudo. Fazemos piqueniques, procuramos esplanadas de praia e chegamos a casa à meia-noite com as crianças a dormir na viagem. Encaramos esta adaptabilidade como uma virtude e procuramos cultiva-la no seio da família.


Quais são os maiores desafios que enfrentam no dia-a-dia?
Os principais desafios do nosso dia-a-dia são comuns a tantas outras famílias: uma boa gestão de tempo. O equilíbrio de todos os papéis para os quais somos solicitados. A exigência do trabalho, a velocidade dos dias, o ritmo em que os miúdos crescem e o querer acompanhar cada nova conquista. Este é o nosso maior desafio, como pais. Porque também é esse o nosso maior orgulho, sermos pais.


Muito obrigada pela participação, Sofia!!


Adorei conhecer um pouco mais desta família e vocês!?

Para continuarem a acompanhar a família Às 9 no Meu Blog é aqui!


The Bubble no Facebook

13 comentários:

  1. Gostei mesmo muito! :)
    A Sofia é encantadora!

    ResponderEliminar
  2. Não conheço a Sofia, mas gosto tanto dela, através do que partilha no blog!!!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar