sexta-feira, 14 de março de 2014

Um Dia na Vida de... #8

Hoje, recebemos a Andrea, sócia da loja mais gira de Campo de Ourique - o Atelier da Tufi -, que tem um blog a combinar, o A spot's e, como cá em casa, gémeos rapazes. 




Como é a hora de acordar na vossa casa?
Lá em casa acordamos por ordem alfabética! ou quase! primeiro a mãe, A, ás 7:30, a muito custo, preparo-me e tento tratar do máximo que tenho que fazer primeiro que o pai, A acorde e comece ele também a tratar do que tem que fazer... nisto vamos acordando os miúdos F e M, nesta ordem porque o último é o mais dorminhoco. ás 8:0 já devemos estar todos em pé, ou quase... nem sempre possível, mas a ideia é ter os miúdos a iniciar o processo de wc, vestir, comer, dentes, pentear, casacos, escolha do brinquedo a levar para a escola e voilá, rua! a mãe come o pequeno-almoço com os filhos, o pai vive bem sem comer de manhã, nós não! o pai e os filhos vão a pé para a escola, no mais tardar ás 9:00 e lá vão eles pelo bairro a jogar as adivinhas, aos saltos, a fazerem corridas, etc, tudo para num instante chegarem bem dispostos à escola. a mãe aproveita o silêncio momentâneo para se arranjar nos últimos pormenores e também eu saio a pé pelo bairro mas em direcção à loja mais querida do bairro do lado. uma vez por semana troca-se e a mãe vai levar os filhos à escola para também eu viver esse início do dia com eles. a família vive assim uma das zonas mais bonitas da cidade logo pela manhã. 

Como é que se processa um dia normal de escola/trabalho?

Um dia normal depois da manhã típica, é cada um no seu poiso. dois na escola, mãe na loja e pai no atelier, todos à distância de menos de 1km de cada. passamos o dia "lectivo" separados, mas ás 16:30 a mãe sai e vai buscar os miúdos para fazermos o que nos der na alma. lanche, jardim, casa de amigos, compras, jogos, idas à biblioteca, ou simplesmente tardes em casa enquanto chove a fazer desenhos ou eventualmente se a mãe não se preocupar com o sujo, bolos!

Como são as rotinas de final de dia? Quem faz o quê?

Ao final do dia trocam-se as tarefas, quando o pai leva à escola a mãe vai buscar, e se a mãe for levar o pai vai buscar. assim cada um vive ambos os momentos do dia deles. depois da actividade da tarde, que no próximo ano incluirá também um desporto esperamos nós, vamos para casa e brincamos juntos, sempre, faz parte do nosso momento a três. comigo ou com o pai queremos e precisamos disto. depois pelas 19:00 começam as tarefas mais específicas: banhos, pijamas e jantar, até ás 21:00 estão na cama e nesta casa temos um pai que dá banhos, põe pijamas e faz o jantar todos os dias! a mãe divide a tarefa do deitar, entre histórias e brincadeiras, muitas cócegas e música... andamos numa fase em que o deitar demora e eu prefiro não ter birras e sim miúdos a abraçarem-me a dizerem "a mãe canta bem!" para acabar o dia. mas trocamos estas tarefas entre o pai e a mãe caso algum precise porque a mãe também dá banhos bons e cozinha bem quando quer! ;)

Complete a frase: Depois das crianças estarem a dormir... acabamos o que tivermos a fazer e sentamo-nos no sofá a conversar, relaxar e a ver uma série. lemos e tentamos não adormecer de cansados. também trabalhamos muito à noite fora de horas... mas o esforço é grande para deixar o vício!


Existem excepções à rotina dos dias?

Existem muitas, mais no fim-de-semana claro porque há menos preocupações de horários para todos, mas tentamos que os dias não sejam todos iguais seja no horário, seja na actividade que fizermos. temos miúdos que adoram estar na rua e ocupados ao ar livre, por isso fazemos tudo o que pudermos para estarmos sempre em movimento.

Quais são os maiores desafios que enfrentam no dia-a-dia?

Neste momento temos um excelente equilíbrio, e a situação bastante controlada. mas o mais importante e que exige mais de nós, é não fazermos apenas vida de escola/trabalho/casa, e cair no hábito de não explorar o que a cidade tem para nos oferecer e o nosso bairro tem imenso. nem que seja o melhor jardim da cidade! 


Obrigada pela participação, Andrea!!

Adorei conhecer um pouco melhor esta família e vocês!?

Para continuarem a acompanhar o A spots' é aqui.

The Bubble no Facebook

2 comentários: