sexta-feira, 10 de maio de 2013

O Nascimento dos gémeos

Olá! Cá estou eu, de volta a este nosso espaço.

Há tanto por contar que vou dividir as novidades por posts.

Este será sobre o nascimento dos gémeos...

Dia 30, conforme agendado, dei entrada no Hospital perto do meio-dia. Tinha conseguido dormir, apesar dos nervos. Fui para a sala de dilatação, e fui preparada para a cesariana (vou dispensar-vos os pormenores), enquanto o marido aguardava na recepção. Perto das 13h deixaram-no entrar para a sala de dilatação. Pouco tempo depois, a médica veio dar-me uma palavra e eu... comecei a chorar (aviso já que, se estão à espera de um relato tranquilo e de uma pessoa equilibrada durante este episódio, é melhor procurarem outro blog). A médica avisou que não gostava de operar pessoas que, antes da cirurgia choravam, e apesar da boa intenção das palavras, estas só ajudaram na construção de cenários de horror em que a minha ansiedade e preocupação eram presságio de algo terrível. No corredor para a sala de cesariana, sentia a ansiedade a aumentar e o coração, a galope, ia com ela. 
Entrei na sala e mandaram-me deitar na marquesa para administrar a epidural. Estava tão nervosa que não conseguia parar de tremer. Queria parar, respirar fundo, obedecer às ordens da anestesista para relaxar e não me mexer, mas o corpo não obedecia. Os nervos tinham tomado conta. A epidural foi dada a custo, com o corpo a debater-se. A médica e o marido entraram... ia começar. O corpo foi adormecendo, entre choques e dormências. Em breve, começaram a mexer-me na barriga e eu fui sentido as entranhas a serem reviradas. A médica ia relatando o que estava a acontecer, eu detalhava à anestesista tudo o que estava a sentir, e o marido tentava acalmar-me, garantindo que estava tudo bem e segurando-me a mão (confesso que, naquele momento, não quis saber de fotografias ou vídeos, queria apenas aquele conforto e segurança). Depois de terem chegado ao útero, que a outra médica presente classificou como bonito - não sei bem como interpretar o facto de ter um útero bonito, mas, por estas alturas, como a auto-estima não anda propriamente nos píncaros, qualquer elogio é bem-vindo -, foi um instante até começarem a falar com o António e ouvirmos o primeiro choro dele, ainda contagiado pelo líquido nos pulmões. A emoção foi avassaladora e as lágrimas correram livres. Depois, foi a vez de irem buscar o Pedro, que estava atravessado. Foram falando com ele, e ele fugindo, num esforço inglório para manter-se na segurança do interior da mãe. Quatro minutos depois, estava cá fora. Durante os primeiros segundos, não reagiu. Vi pelo reflexo nas luzes o corpo dele deitado sobre o meu, a médica a esfregar-lhe as costas e pedir-lhe para reagir e ele a vir a si. A emoção foi ainda mais forte quando ele, finalmente, chorou. Só queria saber se estava tudo bem com eles... e estava. Depois de limpos e vestidos, pude vê-los e eram tudo o que tinha sonhado (e mais), tal como a Francisca. Depois, levaram-nos e eu fiquei o que pareceu uma eternidade deitada sobre a marquesa enquanto terminavam o trabalho de parto. 
Fui para o recobro já com um em cada braço. O corpo tremia descontroladamente, as comichões (que conhecia bem da primeira epidural) voltaram e eu pedia, repetidamente, o conforto do marido. Continuava nervosa, assustada, mas tinha-os nos braços, e fui admirando as suas feições, inalando o seu cheiro... 
Subimos para o quarto, onde já nos esperavam alguns familiares que, claro, ficaram encantados. Passei os dois primeiros dias a deslizar entre o estado de encantamento com os gémeos e a preocupação com os sintomas físicos (tão diferentes da primeira cesariana) que fui experimentando (tensão alta e um calor avassalador e constante, sem explicação). Aos poucos, fui-me sentido mais confiante, cada vez mais apaixonada, mas nunca fiquei tranquila (a minha costela hipocondríaca não deixou e, apesar de ser tranquilizada pela médica e as enfermeiras, estava convencida que aquela tensão alta era sintomática de algo mais). Seja como for, o pós-parto foi bem menos doloroso do que na primeira cesariana e, ainda antes de fazer as seis horas previstas para movimentar-me, já estava a tomar um banho de esponja. 

Dito isto, e apesar de algumas das coisas desagradáveis que o processo de colocar no mundo dois bebés implica, posso dizer que passaria por tudo novamente...


Estou novamente, e completamente, APAIXONADA!!!

E haveria como não ficar?...





Mais pormenores:
O pessoal médico do Hospital ficou espantado com o peso e tamanho dos gémeos. O António nasceu com 47cm e 2.740kg e o Pedro com 2.990 e 47.5 (ainda não consigo acreditar que tive quase 1 metro e 6kg de bebés dentro de mim!) e com a desenvoltura com que lidei com os mesmos (acho que a palavra usada era "despachada"). Contudo, confesso, não foi assim que me senti. Aquela necessidade, que pensei que tinha desaparecido depois da Francisca, de cumprir absolutos, voltou e estou, com todas as minhas forças, a combate-la, mas não é algo que me seja fácil ou natural. Tenho tendência para extremos, embora reconheça a impossibilidade da meta. 

Os gémeos, cá em casa, tem dormido juntos, o que tem proporcionado momentos de ternura deliciosos!








The Bubble no Facebook

41 comentários:

  1. Que bom que correu tudo bem!!!! De facto as fotos dos 2 juntos são de uma ternura sem fim! Já fiquei com o meu "utero aos saltos"... Parabéns pelos filhotes e aproveita todos os momentos! beijos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ana. Adorei o "fiquei com o meu útero aos saltos" ;). Beijinhos

      Eliminar
  2. Faz.me reviver o carrocel de emocoes e sentimentos de a 8 meses atras qd nasceram os meus gemeos ( um antonio tambem e uma maria)... mts felicidades.

    ResponderEliminar
  3. Que delicia! Muitos parabéns :)

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada, Paula. Mas, como é visível pelo relato, de corajosa tenho pouco ;).
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Obrigada, Sofia. Também acho ;). Estou totalmente enamorada...

      Eliminar
  6. Muitos parabéns pelas novas aquisições ;) São lindos. Felcididades.

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns! E que queridas as fotografias deles a dormir juntos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Sou capaz de passar horas a olhar para eles a dormir juntos, entre festinhas e, por vezes, algumas disputas por espaço ;).
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Muitos parabens! Vieram me as lagrimas aos olhos a ler o que escreveu... São lindos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada (também acho ;)). Espero que tenham sido lágrimas de alegria...

      Eliminar
  9. Filipa Fernão-Pires10 de maio de 2013 às 12:04

    Muitos parabéns! O testemunho está apaixonante e ainda mais as fotografias dos "atores" principais desta história de amor!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Filipa. É, de facto, uma história de amor e eles, juntamente com a Francisca, serão sempre os actores principais...

      Eliminar
  10. Muitos parabens e obrigado por partilhar!Fiquei tao emocional,ate parece que a conheço!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Marta. Quem sabe se já não nos cruzámos. Afinal, o mundo, como se costuma dizer, é uma ervilha...

      Eliminar
  11. Mais uma vez parabéns!
    É delicioso ver essas ternurinhas! <3!

    ResponderEliminar
  12. Parabéns, que ternura:) É uma delicia ver os principes a dormir!!

    ResponderEliminar
  13. Que coisa maravilhosa,e sempre como 2 gémeos, juntinhos! Que boa aventura, lindos os 2!!!!Parabéns Susana, são maravilhosos!

    ResponderEliminar
  14. Parabéns Susana pelos babys , são lindos!
    Nós, mães de gémeos, somos umas felizardas! Viver, conviver e partilhar estes momentos de ternura entre eles é magnífico!
    Deu-me saudades dos meus.. já estão com 2 anos! Também dormiam juntos durante o dia, mas à noite separava-os para haver menos disputas territoriais nocturnas :)
    Um beijinho grande e muitas felicidades.
    p.s. - e não é assim tão duro qt pintam :) e eu tb já tinha um com 2 anos e meio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Vera. Não podia estar mais de acordo. Assino por baixo...
      Por enquanto, quando há disputas territoriais, coloco uma manta entre eles ;).

      Eliminar
  15. Muitos parabéns! Que fofos! Vamos ver como é comigo.
    Bjs, Joana B.
    www.lovelab1.blogspoy.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente, vai correr tudo bem, Joana. Qualquer dúvida, e no que puder ajudar, já sabe que estou à disposição. E, como disse a Vera (pelo menos, por enquanto), não é assim tão duro quanto pintam. Dão trabalho, mas o trabalho normal para um recém-nascido. :) Além de que o trabalho que dão compensa (e de que maneira!). Beijinhos

      Eliminar
    2. Parabéns Susana.....
      Os teus bem maiores que os meus!!!!
      Vais ver que apesar de tarbalhos a dobrar são tb alegrias e prazer a dobrar, e daquia anada já estão a encrar na faculadade, tal como os mesu!!
      PS-Bj ao teu irmão Tiago...faz hoje quantos anos???
      Bj gd dos Gonçalves (Rosário, Tó, carlos, Francisco e Beatriz)

      Eliminar
    3. Olá!
      Vou tentar aproveitar esta fase ao máximo porque, de facto, eles crescem muito depressa (não dá para acreditar que os vossos já estão na faculdade!). O cansaço vai-se navegando, uns dias melhor do que outros. O meu irmão faz 25 anos!
      Beijos de todos nós

      Eliminar
  16. Obrigada, Vanessa. É mesmo delicioso vê-los juntos...

    ResponderEliminar
  17. Que imagens maravilhosas...! Muitas e muitas felicidades para todos!

    ResponderEliminar
  18. Estou sem palavras Susana... sem palavras e comovida... muitos PARABÉNS e muita saúde é só o que vos posso desejar. Os dois juntos a dormir é qualquer coisa de divino... a ternura em estado puro ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Paula.
      Um beijo enorme e desejos de muita saúde de volta ;)

      Eliminar