Aqui ficam algumas medidas para prevenir os efeitos do calor intenso:
- Evitar exposição solar directa nas horas de maior calor (entre as 11h e as 17h).
- Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural (sem adição de açúcar).
- Colocar-lhes roupa larga, leve e fresca, preferencialmente, de algodão.
- Utilizar pouca roupa de cama.
- Evitar actividades que envolvam esforço físico.
- Fazer refeições leves e mais frequentes (evitar comida pesada e muito condimentada).
- Proporcionar-lhes um ambiente fresco, climatizado.
- Se não tiver ar condicionado ou outras formas de arrefecer a temperatura ambiente, mantenha o ar da sua casa em circulação, ou visite locais climatizados (centros comerciais, museus, cinemas...).
- Evitar mudanças bruscas de temperatura. A respeito, não dar duches gelados às crianças, depois delas terem apanhado muito calor, já que a mudança brusca de temperatura pode provocar hipotermia.
- Ao sol/ar livre: utilizar protector solar com um índice de protecção muito elevado (igual ou superior a 30, e ir renovando a sua aplicação), assim como chapéu e óculos de sol (com protecção contra os raios UVA e UVB).
- No carro, se não tiver ar condicionado, não fechar totalmente as janelas e ir oferecendo líquidos (sem adição de açúcar) durante a viagem.
- Não levar crianças com menos de seis meses à praia e evitar a exposição solar directa a crianças com menos de três anos - é preciso não esquecer que a água e a areia da praia reflectem os raios solares, e que estar debaixo do chapéu-de-sol ou dentro de água não impede as queimaduras solares, que comprometem a capacidade da pele para arrefecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário