quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A Pipoca

Ainda não vos tinha falado na nossa aventura este fim-de-semana...

A creche da Francisca tem um animal de estimação, que fica na sala dos mais crescidos (a sala da F., este ano). Chama-se Pipoca e é um cágado. Todos os fins-de-semana uma das crianças e, consequentemente, os seus pais, trazem a Pipoca para casa. Pessoalmente, achei a ideia um máximo, e a F. adorou ter a Pipoca cá em casa! 
Para quem pensa que um cágado não dá trabalho. Ficam algumas constatações: estes animais são alimentados duas vezes ao dia e, como tal, fazem as suas necessidades, pelo menos, esse mesmo número de vezes, o que significa que a água tem de ser substituída duas vezes/dia. 
Outra constatação: Não é dos animais que dá mais trabalho, mas também não é dos que dá mais gozo ter em casa (praticamente não interage). 
Ainda assim, acho que é uma óptima escolha para um animal de estimação neste contexto de sala de aula. 
Vantagens apontadas para este tipo de iniciativa, de acordo com alguns estudos efectuados: 
  • Desenvolvimento de competências sociais;
  • Promoção da responsabilidade e incremento da auto-estima; 
  • Crianças mais cooperantes, calmas e concentradas; 
  • Gestão e "controlo" de impulsos, nomeadamente, agressivos.
  • Possível utilização em projectos escolares, que promovam a aprendizagem de determinados conteúdos.
Nota: 
A F. passou a tarde e a noite de segunda a perguntar pela Pipoca, mas acabou por serviu como lição sobre a importância de partilhar o que gostamos, e ela encaixou lindamente. Agora, quando resiste a ir para a escola, lembra-se da Pipoca, e diz:
- "Vou ter com a Pipoca. Adeus! Até logo..."

Adorava saber o que pensam deste tipo de iniciativa...

Para acompanhar tudo sobre o blog The Bubble no Facebook é aqui...

1 comentário:

  1. ola Susana

    bem disposta?

    eu acho estas iniciativas muito interessantes :

    a nivel de aprendizagem, às criancas abre se lhes um mundo novo de conhecimento, e esta interacao com os animais, ensina as bem cedo a ter uma relacao saudavel com a natureza.
    recordo me que há cerca de dois anos sensivelmente um amigo que tem aves exoticas ofereceu a mae de um miudo um ovo, levou para a escola, foi uma loucura autentica.
    os miudos em poucos dias sabiam tudo sobre essa ave, foi fantastico.
    a susana sabe aquela estoria de uma professora de Nova Iorque que pediu aos alunos que desenhassem uma galinha? pois bem, a galinha que eles desenharam era num espeto, o imaginario deles era o frango assado acredita?
    a maioria nao conhecia uma galinha no seu habitat..

    a nivel da relacao das criancas com a natureza, fauna e flora, tornas mais reponsaveis, e essa relacao traduz se num maior respeito por tudo o que as rodeia e serao seguramente adultos mais equilibrados. lidei muito anos com criancas ao nivel dos escuteiros e sei bem como sao importante estas iniciativas..

    ja agora Susana, recorda se que lhe ofereci um porquinho e nao aceitou?

    quando foi visitar a quinta pedagogica dos Olivais.

    tenho no meu jardim um pequeno lago com cagados bem grandes,, nao quer ficar com o RAFAELLO um fim de semana? bem ele ia adorar..breve envio lhe uma foto dele

    tudo de bom e boas iniciativas.







    ResponderEliminar