terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Susto

Domingo apanhei um susto enorme. Estava a sentir-me um pouco indisposta, uma pressão no estômago e nas costas desagradável, mas pensei que um banho de água quente ia ajudar. Estava sozinha em casa. Entrei no duche e, assim que a água começou a bater-me no corpo, vieram as tonturas, a sensação de perda de consciência. Tentei agarrar no telemóvel, mas o corpo não respondia. Respirei fundo, concentrei-me e aproximei-me, muito lentamente, do telemóvel para avisar o marido (a F., felizmente, estava a brincar com a prima em casa da tia). Depois, arrastei-me até à cama, tapei-me com uma toalha e esperei que ele chegasse, sem nunca desligar o telemóvel. Nunca tinha tido esta sensação na gravidez da F. e pensei, sinceramente, que estava a acontecer-me algo mais grave. Já com o marido em casa, medi a tensão, que já tinha normalizado (10-6), e liguei à ginecologista, que tranquilizou-me (atribuiu o episódio a uma baixa na tensão arterial, normal numa gravidez e mais ainda numa gravidez gemelar), pediu para eu ficar deitada e tentar, aos poucos, levantar-me, para ver como me sentia. Passei o dia a repousar. Desde então, já voltei a sentir-me tonta e sem forças (hoje, na verdade), mas, como a médica já tinha avisado que poderia voltar a acontecer consegui permanecer mais calma. Contudo, sinto-me insegura para sair sozinha à rua (imagino-me a cair de cara no chão, ou pior, com a barriga) e mais ainda para conduzir. Aconteceu-vos o mesmo, na vossa gravidez? 

4 comentários:

  1. felizmente nunca me aconteceu enquanto grávida, acho que ficaria assustada como tu... vais ver que é apenas uma fase e que em breve terá passado... um abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Susana! A mim também me aconteceu o mesmo. Um dia, estava o meu marido a fechar a porta para ir correr um bocadinho, quando eu comecei a sentir-me mal, também na casa de banho. Mandei um grito, que ele ouviu e voltou para trás, foi a minha sorte, porque não ia levar telemóvel já que só ia treinar uma hora e eu estava óptima (aliás, como foi toda a gravidez). Ele lá me levou para a cama, fiquei a descansar, e lentamente recuperei. Como o meu estado normal, mesmo sem estar grávida, eram situações recorrentes de baixa tensão, essa situação voltou-se a repetir algumas vezes, mas já conseguia lidar melhor. O bom é que depois da Maria nascer, nunca mais tive episódios de quebra de tensão, dizem os entendidos que é normal. Boa sorte and "keep calm".

    ResponderEliminar
  3. Na gravidez dos gémeos aconteceu-me vezes sem conta... na da Rafaela nem por isso... mas mesmo sem estar grávida tenho episódios desse género porque tenho sempre a tensão baixinha... sobretudo no verão, às vezes parece que ando a flutuar :-/

    ResponderEliminar
  4. Na minha gravidez aconteceu. Também no banho comecei a ficar super enjoada, deixei de ver e de ouvir e lembro-me vagamente de gritar muito alto pelo meu marido. Não me lembro de mais nada. Por sorte ele apanhou-me ainda agarrada às portas da cabine. Andei assim vários dias e deixei de conduzir para Lisboa durante duas semanas. As tensões andavam sempre 8-5, 9-6. Voltei a beber o meu café diário e recuperei.
    Beijinho

    ResponderEliminar