domingo, 13 de janeiro de 2013

Venho perguntar-vos...

As pessoas com quem tenho falado, mães ou pais de gémeos (assim como com três, ou mais, filhos), reforçam todas o mesmo: o segredo é a organização. Quando falam em organização, estão a referir-se, principalmente, à rigidez de horários. Ora, como eu sempre tive liberdade de horários, sempre fui muito flexível com os horários da F. e, portanto, trata-se de uma mais uma mudança que teria de ser implementada cá em casa. Como não quero que seja mais uma que ela associa ao nascimento dos irmãos, venho perguntar-vos: 

  • Qual é a vossa opinião?
  • Vocês são flexíveis ou rígidos com os horários deles? 
  • Se forem rígidos, que horários é que praticam?
Agradeço antecipadamente...


4 comentários:

  1. Por experiência própria, sendo eu gémeo do meu irmão, óbvio.
    O meu conselho seja talvez o seguinte:
    Muita atenção a quem é quem, e sempre com um olhar atento para não os perder de vista. Sei que pode ser uma coisa corriqueira que se deve sempre ter em atenção, mas passo a explicar:

    O meu irmão não tem problemas médicos, mas desde cedo que me diagnosticaram como alérgico à pniselina. "Ter em atenção quem é quem e que alergias têm."
    Sempre atenta aos dois. No meu caso, a minha mãe teve uma paciência de jó, porque nós éramos uns traquinas do piorio que não sabiam estar quietos.
    Em termos de horário, não acho que seja necessário ser-se mais rígido só porque são gémeos. Cada um tem o seu tempo, tal como a F., e acho que apertar com uma criança só porque se é gémeo, pode criar problemas de ansiedade.
    O trabalho é a triplicar, é verdade, e tempo aperta, mas enquanto os filhos não se vestirem sozinhos, sabemos que se era para sair às 10h, acabamos por sair às 11h.

    Vesti-los de igual, não é um problema, na minha opinião, ajuda-os a criar e a fortalecer um laço que já existia antes de nascerem. Em poucos anos, irão querer ser diferentes na roupa, mas a amizade continuará lá.
    Partilhar brinquedos comprados para os dois poderá ser um desafio, e as zangas entre eles e a F irão ser muitas. Reconheço pais que ficam tristes quando os seus filhos se chateiam, mas ao fim de algumas horas ou no dia seguinte, tudo volta ao normal.

    Ter gémeos, não é algo que exija um novo esforço, ou uma nova educação, especial e própria para os dois. São irmãos, simplesmente, tal como a F. Não devem receber a mais nem a menos. No entanto, reforço a atenção para as alergias de cada um, já que são tão parecidos à nascença poderá criar alguns problemas ou sustos.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelas suas palavras, Paulo. Foi muito engraçado, e útil, ler a perspectiva de alguém que tem um irmão gémeo, e é sempre bom saber que também há elementos do género masculino a ler o The Bubble :).

    ResponderEliminar
  3. Olá! Tenho 10 filhos! O mais velho tem 19 anos e o mais novo 6 meses! Sim, Para nossa organização e deles também, na minha opinião, tem de haver horarios defenidos! Nao quer dizer que, uma vez por outra, as coisas não sejam mais descontraidas. Mas a rotina e os horarios são fundamentais! Cá em casa levantamo-nos todos ás 6.45! Ás nove saem os últimos comigo para a escola! De regresso ao fim do dia, por volta das 17.30 esta quase tudo de regresso e é hora de fazer tpc! Ás sete é hora de banho ( os mais novos tomam banho assim que chegam)! Entre as 7.30 e as 8.30 é hora de jantar, até ás nove podem fazer o q quiserem, brincar, ver tv, ler! Ás 9 vão preparar para deitar! Lavar os dentes e ás 9.30 tudo na cama! ;)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas dicas, Sandra. Esta é que foi uma lição de humildade (e eu a achar que três filhos já era uma família numerosa)! Se consegue organizar-se com dez filhos, eu tenho a obrigação de organizar-me com três. Vou adaptar os horários, manter alguma flexibilidade, mas já foi uma boa ajuda. Muitas felicidades para si e para os seus...

    ResponderEliminar