sexta-feira, 19 de julho de 2013

As crianças e os Blogs

Eu frequento, em conjunto com outras 5.591 mães, o grupo das Mães. Para quem não conhece, é um grupo de troca de experiências entre mães, onde são expostas dúvidas, receios, ideias, ou mesmo desabafos. Ontem uma das mães teve um desabafo sobre os blogs e o que ela considera ser uma exposição excessiva e despudorada das crianças. 
Cá em casa, o tema colocar ou não fotografias dos nossos filhos no blog é recorrente, embora pacifico. Eu sou da opinião de que, tendo alguns cuidados, não há problema, o meu marido não. É engenheiro informático, trabalha na área da segurança informática, e acha que colocar imagens dos nossos filhos, numa idade em que podem ser identificados com facilidade, é perigoso e uma invasão da privacidade deles. Também tem medo de qual será a opinião deles, um dia, mais tarde, ao verem fotografias deles expostas na internet sem que tenha sido pedida a sua autorização. Se repararem, eu já coloquei fotografias dos gémeos, mas não da Francisca ou, pelo menos, não coloco fotografias em que ela seja vista de frente e de forma clara, mas, confesso, por vezes, tenho imensa vontade. Em primeiro lugar, porque ela é linda, deliciosa e eu sou, como quase todas as mães, uma vaidosa babada, depois, porque, preservando alguns aspectos da nossa privacidade (não colocando, nomeadamente, fotografias do nosso local de residência, da escola dela, e dos locais que visitamos com maior frequência) não vejo problema e, finalmente, e talvez seja este o ponto menos pacífico para mim, este blog também funciona como um registo da infância deles e ter o relato, mas não ter as imagens a ele associadas, deixa-o, quanto a mim, um pouco depauperado. As fotografias dos gémeos puderam ser colocadas porque, segundo o meu marido, eles estão numa idade em que estão mais preservados e em que não podem ser distinguidos/identificados. 
Confesso, no entanto, que, se estivesse 100% segura de que este mundo da internet é seguro e fiável, este tema seria mais polémico cá em casa, e não é. Além disso, percebo que este meu cantinho já uma exposição da nossa intimidade e que ele queira preservá-la um pouco mais, e também respeito a posição dele e o direito a uma opinião, como pai dos nossos filhos. Portanto, e porque acredito que um casamento saudável é feito de happy middles, enquanto ele acreditar que é este o caminho, vão vendo, talvez, fotos ocasionais dos gémeos e fotografias difusas, de costas ou manipuladas da Francisca. 

No entretanto, adorava saber...

17 comentários:

  1. Aqui em casa reina a mesma linha de pensamento... a minha cara metade tb é informático e não gosta que eu ponha muitas fotos nossas (seja minhas, de nós os 2 ou do nosso filho) online (seja blog ou facebook)... por isso tenho cuidado... fotos desfocadas, ou onde seja dificil reconhecer o nosso filhote... mas quando era mais pequeno confesso que tb punha mais... agora concordo com o teu marido que seria mais facilmente reconhecivel... n vou deixar de registar pequenos momentos, mas tb tirar fotos que possa registar esses momentos especiais sem comprometer a provacidades dele e nossa requer alguma imaginação... e no final pode ser um exercicio até bastante divertido... beijos grandes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Ana, há que ver o lado bom das coisas, sempre!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Susana
    Acho que o post em questão não se refere a este tipo de blog como o seu. Acho que é mais dirigido a outro género,daqueles que não se fala de experiências nem medos ou opiniões, mas sim de roupas e mais roupas, laços e golas, sítios da moda, festas e mais festas. Estão repletos de fotos das crianças e dos locais que frequentam diariamente.
    Quanto a ter as fotos das crianças, acho que sou da mesma opinião do seu marido, há que preservá-los porque estamos a falar da sua privacidade e da sua vida. Eu só partilho fotos das minhas filhas com os amigos mais chegados e apesar de ter muitas fotos no Facebook e no Instagram, tenho tudo privatizado para grupos específicos. A minha filha Francisca tem 8 anos e meio e já fica incomodada com algumas fotos que partilho dela ou mesmo se conto ás tias ou alguém chegado algo relacionado com a sua vida. As gémeas ainda são pequenas mas mesmo assim guardo muitas das fotos e coisas delas só para mim, por respeito à privacidade delas.
    Eu não sigo os outros blogs, acho fúteis e sem qualquer conteúdo. Mas sigo este e o da MãeGyver porque são mais genuínos e reais.

    ResponderEliminar
  3. Susana, cá em casa 1-0... o marido detesta e odeia! Eu sou mais descontraída...
    Li esse comentário e o que achei dele foi que mais do que a exposição dos filhos, estava a indignação de fazerem negocio com eles!
    Verdade seja dita que há alguns blogs que vivem disso e a realidade de uma blog sobre bebes deveria ser muito mais terra à terra...
    Nesses blogs não existem crianças despenteadas, sujas, normais!
    Existem sempre miúdas bem arranjadas, penteadas com os últimos vestidos da moda (oferecidos pelas marcas que os patrocinam quanto a mim em demasia) e não parecem crianças com 2 e 3 anos...
    Mais do que a exposição que acho muito sinceramente não me assustar, é o facto de as crianças não serem mostradas como na realidade são!! Aquilo é feiro de propósito para a foto! Nenhuma criança no seu dia a dia consegue estar impecável como ali é sempre apresentada!
    Mas são linhas que esses blogs seguiram e as pessoas que falam mal vão lá!! Outra coisa estranha...
    Mas acredito que ainda hajam muitos blogs de mães reais..e não de fachada!

    ResponderEliminar
  4. Eu coloco fotos no meu blog, minhas e dos meus mas pergunto-me muitas vezes se não devia deixar de o fazer...
    Mas sinto que as imagens são importantíssimas para contextualizar aquilo que estou ali a descrever por isso ainda não consegui deixar de as colocar.

    ResponderEliminar
  5. Também percebi que estavam a referir-se a outro tipo de blogs, mas como o tema andava a ser debatido cá em casa, resolvi fazer esta reflexão para indagar a opinião de quem está desse lado (pelos vistos, a maioria dá razão ao homem da casa).

    É verdade que esses blogs, referidos no post mencionado, vendem uma visão cor-de-rosa da vida (crianças incluídas), mas assumem esse facto. As pessoas também gostam de olhar para esse mundo, idealizado e polido. Acho que dá-lhes algo a que "aspirar" e com que sonhar, ainda que acordadas. Não é à toa que atingem o sucesso que atingem (de todos, são os que atingem mais visualizações). Quanto às crianças serem sempre apresentadas arranjadas, segue a linha assumida pelas autoras e já referida.
    Se o objectivo é fazer sonhar, e apresentar roupas e marcas, tem a sua lógica. Acredito que as marcas que cedem as roupas também não gostariam de ver as crianças que servem como modelos sujas e descabeladas, até porque esses blogs acabam por servir como uma espécie de catálogo. Quando vão fazer sessões fotográficas parece-me mais lógico ainda que vão arranjadas. Qual é a mãe que, quando tem uma sessão fotográfica agendada, não apruma os seus rebentos?

    Também há, por aí, e sei que me inscrevo nesta categoria, blogs diferentes, em que as mães e as crianças aparecem de forma mais realista, e também têm o seu espaço. Aliás, acho que todas temos espaço. Eu visito os dois tipos de blogs, mais cor-de-rosa e mais "terra-a-terra" e identifico-me, a níveis diferentes, com as duas realidades (a uma "aspiro", noutra, revejo-me). Fazem-me falta os dois tipos, dependendo do dia e do humor. Tenho preferência marcada por um determinado tipo, são pessoas com quem até vou estabelecendo algum tipo de relação, mas não deixo de apreciar e valorizar os outros, e acho que a maioria das mães segue a mesma linha, porque, caso contrário, não haveria, como há, sucesso em ambas as vertentes.

    Quanto às fotografias dos meus rebentos (confesso que com alguma pena minha - sou, como a Joana, mais descontraída) vou seguir a orientação da casa e já exposta aqui, por isso, gozem-nas enquanto podem (cheira-me que, em breve, vão ser banidas ;)).

    Beijo! e muito obrigada pelos vossos comentários.

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro fotografia... e como quase sempre um imagem vale por mil palavras, uso fotografias no meu blog... o objectivo é mesmo que seja um quase diário da Teresinha, que ela mais tarde veja a sua evolução. Vejo o mundo um bocadinho cor-de-rosa, é certo, mas não consigo imaginar a grande maldade das fotografias na internet... há assim casos muito maus?... :|

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Diana.

      Casos que eu conheça, pessoalmente, não. Mas, a verdade é que nós nunca sabemos quem está do outro lado, com quem estamos a partilhar as imagens dos nossos filhos. Acho que tendo certos cuidados, como os que referi aqui, os riscos diminuem, mas o meu marido, pelos motivos que enunciei, prefere manter o anonimato da Francisca e, mais tarde, dos gémeos. Enquanto for essa a sua posição, vou respeitar e criando álbuns (dos antigos ;)) para registar a infância deles. As palavras ficarão por aqui...

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Cá em casa o pai da B. também partilha da mesma opinião quanto às fotos e eu respeito. Vou colocando fotos disfarçadas e admito que uma vez ou outra, posso ter-me esticado (ou não, digam-me vocês :) ). Quando estou a seleccionar as fotos, faço um "exercício" que é colocar-me na posição da minha filha: "Ia gostar de ter esta foto minha disponível a qualquer pessoa?". Se a ideia é os blogs funcionarem como diários para os filhos e se uma pessoa faz questão de ter fotos explícitas, existe sempre a opção de se ter um blog fechado (em que só acede quem tem permissão). Confesso que também não sei se é a solução, pois uma vez na net, para sempre na net. Imaginemos o pintrest. Basta alguém fazer pin numa foto de blog que logo vai estar acessível a milhares de pessoas, que por sua vez fazem pin e partilham... Isso não assusta? Já estive com mais vontade de mostrar fotos da B. com o rosto visível mas cada vez mais me convenço que não é por aí. Adoro fotos mas posso, mesmo assim ter um blog interessante sem "violar" a privacidade da minha baby (espero). Acho que quando são bebés e não são tão fáceis de ser identificados, é mais leve a decisão de fazer upload de fotos mais explícitas. À medida que crescem acho perigoso.
    Bjs Joana
    www.lovelab1.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Joana, a maioria das pessoas com quem falo partilha dessa opinião. Confesso que, quando escrevi este texto, talvez ingenuamente, pensei que a maioria das pessoas dar-me-ia razão, mas não, o que está a fazer-me rever a minha posição pessoal. Não sei se sou eu que sou um bocadinho Bambi, as pessoas muito desconfiadas, ou se, de facto, este meio-termo que encontrámos é o caminho adequado, mas começo a sentir-me mais confortável por aqui (como eu disse, happy middles ;))...

      Beijinhos (espero ver, pelo menos, uma foto dos seus gémeos - estou tão curiosa!)

      Eliminar
    2. Olá Susana, os gémeos já apareceram na minha página do fbook :) beijinhos joana

      Eliminar
    3. Já vi, Joana. Tenho estado atenta ;).

      São uns fofos! Muitos Parabéns!!!

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá Boa tarde.
    Concordo plenamente com a posição do seu marido.
    Compreendo a sua,pois também sou mãe e adoraria mostrar ao mundo a minha filha,que é para mim também linda.
    No entanto este mundo infelizmente tem gente ,má,mesmo má,predadores natos,há espera de uma foto da criança no banho ou despida na praia,e são vendidas e partilhadas em sites de pornografia infantil.
    Para pessoas com estes perfis dementes ,o facebook ,blogs,e internet em geral é como uma loja de doces,permite-lhes acessos antes vedados.
    Compete-nos a nós enquanto pais não só prepara-los para o mundo que ai está mas acima protege-los até onde é possível.
    Tenho pena de não haver mais pessoas a pensar como o seu marido,ou pelo menos que estejam informadas sobre os riscos que correm na internet,não só com as fotos das crianças,tal como mostrarem o recheio da casa,quando e onde estão de férias etc.

    Bjs e Obrigada.

    Rita Palminha.

    ResponderEliminar
  9. Olá, também concordo com a opinião do marido. Também sou blogger e ainda não publiquei fotos (que identifiquem totalemente) o meu filho. Uma vez na internet, sempre na internet... e acredita, existem milhares de pessoas más neste mundo. Claro que essas pessoas não precisam da internet para nada para fazer alguma maldade... mas ajuda. Também tenho imensa vontade de mostrar o meu filho como mãe babada que sou, mas depois penso nos contras e desisto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xica!

      Pois, começo a rever a minha posição... Fui espreitar o seu blog e adorei (óptimo para tirar inspirações e um colírio para os olhos). Ganhou mais uma seguidora.

      Beijinhos,
      Susana

      Eliminar
  10. Olá :) Descobri este blog e comecei a ler (ainda para mais sou irmã mais velha de dois gémeos rapazes), até que cheguei a este post! Já me tinha debatido sobre esta questão das fotografias, da identificação de locais de rotina e tudo o que nos possa identificar! Mas depois ficou no esquecimento...
    Ainda há 3 dias atrás vi um blog português que só critica outros blogs (e coloca fotos desses blogs sem autorização). Então comecei a pensar novamente sobre o assunto e decidi começar a colocar fotos mais discretas. Tenho pena que seja assim, que haja pessoas com más intenções, mas é mesmo melhor precaver!!!!!
    Às vezes acho que nunca deveria ter mostrado nada. E até já pensei eliminar todas as fotos do Baby Boy (eliminei umas 3 ou 4). Já me passou pela cabeça deixar isto da blogosfera, facebooks e instagrams. Mas também custa desfazer-me de uma coisa que eu gosto.Vou tentar ser mais ponderada nos meus posts e nas fotos que vou mostrando! Para já é a solução que encontro.
    Parabéns pelo blog. Já o estou a seguir no bloglovin!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Acho mesmo que, partilhando fotos, há determinados cuidados que devemos ter. No fundo, trata-se de, como eu costumo dizer, encontrar o nosso "happy middle", até porque na vida há poucos absolutos. Muito obrigada por se ter tornado uma seguidora do meu cantinho (também já fui espreitar o seu ;)). Beijinhos

      Eliminar