quinta-feira, 18 de julho de 2013

Only Human

Ouvi este discurso depois da gravidez da Francisca e estou a ouvir agora com os gémeos:

- "Não te podes esquecer de ti como mulher. Tens de investir em ti, arranjar-te, cuidar-te."
- "Não te esqueças de namorar. Vocês continuam a ser um casal."

Hum, hum. Claro. Concordo em absoluto com a teoria, mas a prática... A verdade é que os primeiros tempos de um recém-nascido são muito exigentes e é praticamente impossível termos disponibilidade temporal, física e mental para investirmos em nós ou na nossa relação. O nosso foco é outro e é natural que assim seja. Quanto a mim, este tipo de discurso, seja ele interno ou externo, só coloca ainda mais pressão sobre as mulheres e os casais num tempo, por si só, stressante. Acho que uma perspectiva mais realista sobre os primeiros meses que sucedem a vinda de um bebé, especialmente quando é o primeiro, seria muito mais útil aos casais. O meu marido sabe, à partida, que nos primeiros meses, vou andar um pouco descabelada, com nódoas de leite e afins, que não vou passar muito tempo de volta do cabelo, e que é pouco provável ter tempo para conseguir maquilhar-me. Sabe, porque foi informado (e quando não se lembra é recordado), que a minha prioridade não é ele, ou a nossa relação, mas sim as crianças da casa. Agora, porque já passámos por isto com a Francisca, também sabe que o actual estado das coisas é passageiro, que eu vou voltar a gostar de ver-me ao espelho, que voltarei a despender tempo e dinheiro na minha aparência, e que também vamos voltar a ser um casal enamorado. É que, por muito que pareça adequado e inofensivo este discurso, tem uma ideia por detrás que acho verdadeiramente avassaladora para as mulheres e que é repetida com uma frequência assustadora: que temos de ser super mulheres e chegar para tudo e todos (and look good doing so).

Pois, lamento informar, mas...





The Bubble no Facebook



2 comentários:

  1. Nem poderia ser de outra forma! Penso que muitas das pessoas que dizem isso se referem a exemplos em que de facto não houve um retomar de uma série de coisas, mas depois exageram no timing em que dão "o conselho". Ainda por cima com gémeos tão pequenos, mais descabido ainda!

    ResponderEliminar
  2. Ora nem mais :)
    Toma e embrulha :)))))\
    Joana
    www.lovelab1.blogspot.com

    ResponderEliminar