segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dicas para baixar a febre

Na última sexta-feira fomos com a Francisca às urgências. Já tinha passado 1h30 desde que lhe tínhamos dado o antipirético, já tínhamos tomado as medidas padrão para baixar a febre, e não havia maneira desta ceder, na verdade, até tinha subido. Claro que, uma vez lá, perante a pediatra, a febre já estava nos 38º e esta ficou a olhar para nós como se fossemos loucos, mas não me importei, tudo o que me interessava é que, finalmente, o sufoco tinha passado. Entretanto, a Francisca já está a antibiótico (havia sinais de infecção), sem febre, e hoje voltou ao infantário (claro que deixou a mãe em casa com o coração apertado porque eles habituam-se tanto ao mimo como nós).


Aqui ficam algumas dicas para baixar a febre:
  • dar um antipirético;
  • despir a criança, optando por um vestuário leve - mas, antes, ter atenção à temperatura ambiente, que deve ser confortavelmente fresca; 
  • hidratar, oferecendo líquidos à criança;
  • se estas medidas não resultarem, pode dar-lhe um banho (conforme foi relembrado pela pediatra das urgências, este banho deve ser de água tépida, igual aquela que normalmente utilizariam, uma vez que vai existir uma diferença térmica suficiente entre a água do banho e o corpo da criança).
Atenção: Aquela ideia dos banhos gelados está totalmente ultrapassada. Segundo a pediatra das urgências, o choque térmico provocado por estes banhos pode mesmo promover uma convulsão, exactamente o que estamos a tentar evitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário