quarta-feira, 6 de março de 2013

A propósito das avaliações...

A propósito deste post da Rita Ferro Alvim, do blog Socorro! Sou Mãe (um dos meus favoritos)...

No outro dia também recebi a avaliação (escrita) da Francisca. Felizmente, o positivo superou o negativo, que ficou-se por "distrai-se com facilidade nas actividades que requerem maior concentração". Mas, confesso que, para mim, o mais importante também é, sem dúvida, que a Francisca seja uma criança feliz, que não exiba problemas de adaptação ou sociabilização. Felizmente, porque é uma criança saudável, o desenvolvimento intelectual e psicomotor também estão dentro dos parâmetros normais. Mas, como psicólogos, estamos sempre a chamar a atenção dos pais para o facto de que, apesar de existirem certas idades referência para atingir determinados marcos, estas idades não são estanque e as crianças não são todas iguais. Penso, muitas vezes, nos pais que, bombardeados pelas informações que têm hoje disponíveis (seja das educadoras, da internet, ou dos livros), são mais ansiosos, e, como tal, vivem preocupados com determinados parâmetros, que são apenas isso... parâmetros. O meu conselho: relaxem, gozem os vossos filhos, valorizem e celebrem as suas conquistas, e aprendam a utilizar o filtro que a Rita mencionou ;).
Quanto à questão da concentração, muito valorizada pelas educadoras (por motivos óbvios - afinal, seria muito bom se fossem todos muito concentrados), vamos todos lembrar-nos que estamos a falar de crianças, está bem? Capacidade de concentração é muito bem-vinda, mas não é algo com que tenhamos de nos preocupar por enquanto. Ela distrai-se, sonha acordada... que bom! Quer dizer que a imaginação, que é o que é suposto estar em pleno funcionamento por esta altura, está a funcionar bem, que sabe que pode viajar acordada, que não é preciso estar quietinha e sossegadinha porque os pais não o exigem (infelizmente, vai ter muito - demasiado na minha opinião - tempo para isso). 

O que eu retive da avaliação da Francisca e aquilo que realmente me ocupa e preocupa: "A Francisca é uma menina muito meiguinha e está sempre alegre e bem-disposta. Gosta muito de cantar e aprende as canções todas num instante. Adora brincar com as loicinhas e o espelho continua a ser o seu melhor amigo!"


Uma pequena ressalva...

Para seguir o The Bubble no Facebook é aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário