quinta-feira, 15 de março de 2012

O que esperar, de acordo com a idade, em termos de sono

É expectável, nos primeiros tempos, dormir pouco (lamento, mas é verdade), já que os recém-nascidos têm períodos de sono curtos. Contudo, com o passar do tempo, e conforme a sensibilidade da criança ao dia e à noite aumenta, espera-se que esta faça períodos de sono mais longos à noite (há luz ao fundo do túnel!), permanecendo mais tempo acordada durante o dia.
Alguns pontos de referência:
De acordo com o pediatra Mário Cordeiro, no livro “Dormir Tranquilo”:
Recém-nascidos: “entre 16 e 20 horas, divididas de uma forma semelhante entre o dia e a noite”; à noite, caso o bebé seja de termo e tenha um peso normal, pode dormir 6 horas seguidas, embora a regra seja acordar de 3 em 3 horas. 
Dos 3 aos 6 meses: 3 meses – à noite, intervalos de 5 ou 6 horas; a criança passa mais tempo acordada durante o dia do que durante a noite (as sestas podem ser ainda muito inconstantes); 4 meses – à noite, a maioria dos bebés faz 6 a 7 horas seguidas (podem dormir 8 horas sem se alimentarem), dormindo um total de 10/11 horas à noite, acordando 1 a 2 vezes; durante o dia, dormem 4 a 5 horas, repartidas por 2 sestas.
6 meses: “a maioria das crianças, dorme uma média de 15 horas, com uma divisão muito clara entre o dia e a noite”.
Dos 9 aos 12 meses: à noite, o sono está mais regular; durante o dia, dorme duas sestas.
Após o 1º ano: a maioria, dorme a noite inteira; a média é cerca de 14 horas por dia, entre a noite e as sestas. (É a idade em que surgem os medos, os pesadelos e os terrores noturnos – assunto que irei abordar posteriormente).
Entre os 3 e os 6 anos: “as crianças dormem uma média de 10 a 12 horas por dia, com ou sem sesta”; (os pesadelos e os terrores noturnos ainda podem estar presentes).
Entre os 6 e os 9 anos: cerca de 10 horas, “por vezes mais, porque a carga de estímulos e informação recebida durante o dia é muita”.
10-12 anos: cerca de 9 horas.
O pediatra Paulo Oom, no livro “O Livro dos Pais”, também avança com um quadro referencial:
Idade
Horas de sono durante a noite
Horas de sono durante o dia
1 semana
10
8
1 mês
9
7
1 ano
11
3
3 anos
11
1
6 anos
11
-
12 anos
9
-
(Número de horas típicas de sono, de acordo com a idade.)

É importante relembrar que não existem duas crianças iguais e que, portanto, os valores apresentados podem não servir como uma luva ao seu filho, o que não é motivo para preocupações.  

Mas, e o que fazer quando eles não querem, ou não conseguem, dormir?
Brevemente, vou deixar algumas dicas para noites de sono descansadas ;). Entretanto, podem deixar-me as vossas dúvidas. Procurarei ser célere nas respostas.

Para seguir o The Bubble no Facebook é aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário